Filme: Click

O Resumo

O Filme Click é muito interessante. Ele retrata a importância de valorizar o tempo, ter prioridades e como certas decisões influenciam a nossa vida toda. Michael Newman (Adam Sandler) é casado, tem dois filhos. Ele encontra um Controle Remoto “Mágico”, instrumento no qual ele consegue avançar o tempo da sua vida, automatizar certas decisões.

Com este controle remoto, ele procura avançar (pular) certas “situações” da sua vida, na qual, ele não considera tão importante. Ele pula o período que fica doente. Ele avança um encontro de família.

Com isto, quando ele menos espera, o controle remoto já consegue ter vida própria, pois se adaptou as decisões dele. Ele perde o crescimento dos seus filhos, negligencia o seu casamento. Ele consegue um crescimento profissional. Porém, praticamente perde a sua família, perde o seu casamento e também sua saúde.

No final, tudo não passa de um “sonho”. Ele tem a oportunidade de recomeçar a sua vida, priorizando aquilo que é mais importante.

Reflexão

Ultimamente, vários filmes tem tratado deste tema: o que é importante nesta vida ? Quais são as prioridades ? O que é importante e o que é secundário ?

A importância de valorizar O TEMPO.

Realmente, o tempo é único. Aceitamos ou não, o tempo não pára. Nós gostaríamos que o dia tivesse 48 horas, mas será que saberíamos administrar ? Se não conseguimos muitas vezes administrar 24 horas, não seria aumentando o tempo, que resolveria nosso problema com o tempo.

Para aqueles que não gostam da “rotina”, encontram maior dificuldade para ter um estilo de vida mais regrado. Creio que é possível administrar o tempo e ao mesmo tempo, ter uma vida dinâmica e não necessariamente ter uma vida monótona.

Investindo pouco tempo, mas sempre (constantemente), conseguimos muitos frutos em diversas áreas. Por exemplo: Especialistas afirmam que fazer uma caminhada de 30 minutos por dia, é suficiente para uma boa saúde; além de alimentação balanceada. Outro exemplo: Treinando 1 hora por dia num instrumento musical, em 5 anos, você está especialista.

O que é mais importante ? Definindo as priodades

Cientes que é importante valorizar o tempo, administrando, planejando, priorizando as coisas mais importantes, precisamos definir o que é primordial e o que é secundário.

Algumas áreas: Fé, Família, Crescimento Profissional, Saúde, Finanças, Relacinamentos (Amizade), entre outras.

» A Família / Relacionamento Amoroso

Hoje, por causa da correria pela sobrevivência e muitas vezes, por causa da ganância de acumular bens, conseguir status social, a família tem sido negligenciada. O casamento está em baixa. Nota-se um alto índice de separações, divórcios. Existem alguns males do nosso século que atingem os relacionamentos humanos em geral:  Individualismo, Materialismo, Consumismo, Hedonismo, Cinismo, entre outros.

Muitos optam por viverem sozinhos em função do seu crescimento profissional. E é claro que caminhar sozinho, pode inicialmente parecer mais fácil, mais rápido. Afinal, você não precisa esperar ninguém nesta caminhada, não precisa dividir recursos, não precisa ajudar. Entretanto, caminhar sozinho na vida em geral, é uma decisão que não supre o sentido da vida, não resolve uma área da nossa vida:  amar e ser amado. Além disto, caminhar sozinho pode ser uma fuga para não encarar o crescimento, a maturidade.

Caminhar junto com outra pessoa, construir uma história, constituir uma família, é uma decisão difícil, um caminho mais apertado. Todavia, é o caminho do crescimento e da maturidade. Amar e ser amado, ajudar e ser ajudado, sonhar junto com outra pessoa, faz parte do Sentido da Vida.

Muitos conquistam diversas posições sociais; onquistam bens materiais, conforto, luxo, riqueza e chegam no final de suas vidas, com um sentimento de frustração. Conversando com pessoas maduras, idosas, experientes, elas compartilham que as coisas mais importantes da vida estão vinculadas com : relacionamentos humanos ( Casamento, Amizade, Relacionamentos de pais e filhos, relacionamento familiares).

Temos também, relacionamentos familiares. Relacionamento com os pais, irmãos, primos, tios, avós. O tempo voa, quando menos esperamos, vem as surpresas. Em muitas casos precisamos recuperar relacionamentos, resolver conflitos familiares, pedir perdão, liberar perdão. Nos relacionamento familiares, se amamos nossos parentes, devemos demonstrar este amor de forma concreta, passando tempo juntos, expressando verbalmente o nosso amor. Depende da educação que tivemos, da personalidade, temos facilidade ou não, de expressar os sentimentos; cada pessoa tem a sua linguagem do amor.  (Vou comentar sobre estas linguagens na reflexão do livro: Cinco Linguagens do Amor)

» A saúde

Seguindo a mesma linha de raciocínio, não tem muita lógica gastar todas as energias para conquistar um “crescimento profissional”, estabelidade financeira e não cuidar da Saúde. Tem pessoas que perdem a saúde para conquistar dinheiro e depois, gastam todo o dinheiro conquistado para recuperar a saúde.

É importante pensar numa atividade física permanente. Praticar um esporte que temos prazer. Agora, não é recomendado praticar esporte somente nos finais de semana, como por exemplo: futebol; Isto é um crime ao coração. Fazer caminhada diariamente ou encarar uma academia é um caminho excelente.

Nos primeiros dias de academia, de atividade física, ficamos empolgados e depois vem a fase mais complicada, fase na qual precisamos CRIAR o Hábito de praticar estes exercícios. Muitos desistem quando chegam nesta fase.

A comida balanceada é primordial para ter uma vida saudável. Comer nos horários certos. Beber muita água diariamente. Comer frutas, verduras, legumes. Tomar cuidado com acúçar.

» Amizade

É natural que alguns amigos que deixaram suas marcas se distanciam ou se tornam “amigos de estrada”. Existem pessoas que entram e saem das nossas vidas, que fazem uma diferença enorme. Porém, por decisões, por mudança de cidade, país, eles somem e perdemos contato. Existem outros amigos que permanecem para sempre.

Ter amigos é saudável. Com esta sociedade competitiva, muitos perdem amizades por causa da sua ganância, inveja, falta de amor ao outro. Com esta atitude egoísta, a amizade é usada como ferramenta para benefício próprio. Enquanto o relacionamento está me beneficiando, eu continuo com a amizade, depois que não me interessa mais, eu descarto. É típica da sociedade do descartável.

O desejo por relacionamento está embutido em nosso ser. Não somos uma ilha para vivermos isolados. Os amigos são importantes na caminhada. Sem amigos, com quem iremos compartilhar as vitórias, alegrias ? E com quem iremos dividir as tristezas, frustrações?

» A Fé

Com a influência do iluminismo, exercer a fé para muitos é uma atividade de pessoas sem conhecimento, iletradas, ignorantes. O engraçado é que a própria ciência de certa forma exerce uma “fé”. O cientista antes mesmo de descobrir algo, ele crê que é possível, ele imagina. A ciência trabalha com uma verdade relativa / temporária. O que temos como verdade hoje, segundo as ciências, amanhã pode ser considerado ultrapassado, errado, falso, um engano.

Uma pessoa que exerce a sua fé em Deus, no Criador de todas as coisas, ela consegue ter uma vida mais equilibrada, em Paz, alegria, ânimo. E se temos que priorizar as coisas mais importantes, eu diria que o relacionamento com Deus é a base da nossa vida.

Este relacionamento deve ser genuíno. Permitir que Ele faça parte da nossa vida de forma integral. Como Cristão, creio que Cristo é a fonte de vida, a água da vida que sacia a nossa sede. E através deste relacionamento com Jesus Cristo, nós vivemos Livres, Perdoados, Reconciliados com Deus, com Paz.

» Crescimento Profissional / Pessoal

Na área de Crescimento Profissional e crescimento em geral, é importante o aperfeiçoamento dos nossos dons.  O crescimento não acontece de forma automática.  Crescimento não é somente obter informações, pois diversas pessoas tem muito conhecimento, mas não sabem o que fazer com tanto conhecimento.

O aperfeiçoamento contínuo é a chave para o crescimento.  É interessante ter metas, objetivos, planejamento para o crescimento. Creio que todos nós temos certas “vocações” ou “vocação”, e a vocação faz a grande diferença. Quando entendemos qual a nossa “vocação”, nossos dons, conseguimos ter foco e investir na área certa. Valorizando nossas virtudes e trabalhando na área certa, termeos uma realização profissional.

Por causa do Mercado de trabalho atual (Máquina Global), com suas mazelas, nós buscamos a “estabilidade financeira”. Muitas pessoas desistem de suas vocações, estão pouco preocupadas com a atividade que irão realizar, mas estão mais preocupadas com o salário que irão receber. Hoje, no Brasil, as pessoas estão em busca dos Concursos Públicos, que tem garantia de emprego garantido, massssss não tem garantia da realização profissional.

Eu entendo que nem sempre é possível trabalhar na área que almejamos, o emprego que desejamos, mas pelo menos, podemos ter um alvo:  lutar para chegar no emprego tal, na área tal.

» Finanças

Publicado em Filmes. 1 Comment »

Uma resposta to “Filme: Click”

  1. Ana Paula Says:

    Assisti a esse filme… realmente é muito bom… Nos faz refletir sobre o que estamos priorizando em nossas vidas, e qual a importância de cada etapa ou fase que passamos no nosso dia a dia!


Deixe um comentário